Desde janeiro de 2021, a Associação Evangelística Billy Graham, em parceria com as igrejas evangélicas do Rio de Janeiro, iniciou a jornada do Esperança Rio, a maior mobilização de evangelismo que acontecerá no estado. A última vez que foi realizado um movimento de unidade dessa magnitude foi em 1974, com a Cruzada Evangelística do saudoso Billy Graham, no Maracanã, reunindo mais de 300 mil pessoas.
A previsão de término dessa trajetória, que já acontece há 9 meses, com mais de 3 mil igrejas envolvidas, seria nos dias 11 e 12 de dezembro deste ano nas areias de Copacabana, com expectativa de reunir milhares de pessoas. Porém, a nossa missão como cristãos é cuidar de vidas. Queremos sim realizar um grande evento, reunir muitos cristãos e celebrar a nova vida em Cristo, mas desejamos fazer isso com total segurança e responsabilidade.
Nas ações que realizamos até o momento temos seguido as medidas de segurança e proteção contra a Covid-19. Também deixamos claro que o nosso calendário oficial sempre será adaptado e flexibilizado para que ninguém seja colocado em risco e para que Cristo seja glorificado em nossas atitudes de amor ao próximo. Dessa forma, devido ao cenário mundial de incertezas quanto ao avanço da pandemia da Covid-19 e as novas informações sobre a variante Delta do coronavírus, decidimos prolongar a jornada que começou em 2021 para que, em junho de 2022, possamos estar juntos, com muita alegria, segurança e paz, declarando que a esperança para o Rio de Janeiro está em Jesus.
“Nós, como Associação Evangelística Billy Graham, reafirmamos o nosso compromisso com as igrejas evangélicas do Rio de Janeiro. Estamos unidos nessa missão de evangelismo e capacitação. Em junho de 2022 queremos lotar as areias da praia de Copacabana, sem colocar ninguém em risco. Cremos que Deus já começou um grande mover no Rio de Janeiro.”, afirma o pastor Chris Swanson, vice-presidente da Associação Billy Graham.
Desde 2005, diversos pastores de igrejas evangélicas do Rio de Janeiro têm orado para que um grande mover de Deus acontecesse no Rio de Janeiro, unindo todas as igrejas e denominações, com um único propósito: propagar o amor e a esperança que existe em Jesus Cristo. Em 2015, no Festival da Esperança em Fortaleza, esse mesmo grupo de pastores entregou uma carta à Associação Evangelística Billy Graham com o pedido da realização do Festival também no Rio de Janeiro em parceria com as igrejas locais.
O pedido foi atendido e hoje somos gratos a Deus por cada pastor, líder e membro das mais de 3 mil igrejas envolvidas na mobilização. A nossa expectativa é que até junho de 2022 muitas outras igrejas unam-se a nós. Até a celebração final do Esperança Rio continuaremos intensamente com o trabalho de capacitação que temos feito através do curso gratuito de evangelismo e discipulado “Vida e Testemunho Cristão”, já realizado em 250 igrejas. O treinamento já capacitou 850 treinadores e mais de 8 mil cristãos do Rio de Janeiro. Além disso, também manteremos os encontros regionais do Mulheres da Esperança e realizaremos diversas atividades com a juventude e líderes de ministério infantil.
Há muito por vir! Prepare o seu coração para tudo o que ainda iremos viver ao longo dessa jornada, que está apenas começando! Faça parte do Esperança Rio, envolva-se neste movimento que já tem feito história no Rio de Janeiro.