JM NOTÍCIA

Escola de tempo integral beneficiará famílias de cinco bairros de Araguaína

Redação JM Notícia

As famílias da Vila Azul já conseguem imaginar seus filhos estudando na escola de tempo integral que está sendo construída no setor. A unidade teve sua construção acelerada, chegou aos 18% e tem previsão de entrega para 2021. Com capacidade para 1.500 alunos, o local irá atender as crianças do bairro e ainda as dos setores Monte Sinal, Xixebal, Nova Araguaína e Bairro de Fátima.
 
Residente na Vila Azul há oito anos, Maria Aparecida Costa, 31 anos, leva os filhos, Gabriele e Marcos, de 7 e 5 anos, todos os dias na Creche Sítio Dona Benta, que dispõe de algumas salas para o Ensino Fundamental. Mas ao atingir 8 anos, Gabriele terá que ir de transporte escolar para setores próximos, como o Nova Araguaína ou Setor Oeste. “Todas as mães estão ansiosas para manter os filhos mais perto e acompanhar melhor”, afirmou Maria.
 
O comerciante Antônio Jorge, 45 anos, só está esperando a inauguração da escola de tempo integral para transferir o filho Daniel, de 5 anos. “Hoje, ele estuda em uma escola particular, mas eu não tenho dúvidas que aqui será muito bom. É uma escola grande, tem estrutura e por ser de tempo integral, ele ficará focado dia todo no estudo”, contou.
 
Metas do Município
Esta é a segunda escola de tempo integral no Município, a primeira foi a William Castelo Branco Martins, no Setor Sonhos Dourados. “Com mais essa unidade, a gente vai aumentando progressivamente o modelo de ensino e nos mantemos alinhados com as metas dos planos nacional e municipal de Educação”, comentou o superintendente da Educação, Railon Borges.
 
Estrutura
Serão 18 salas para o Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 5º ano, para crianças de 6 aos 10 anos. O local ainda contará com salas dedicadas às atividades de línguas, leitura, vídeo, música, informática, artes marciais, coral, dança e ciências biológicas.
 
Na área do esporte, estão sendo construídos um ginásio com infraestrutura completa: duas quadras, quatro quadras de areia e uma piscina no padrão semiolímpico. Também haverá refeitório de mil lugares e auditório com 453 cadeiras.
 
Investimento em educação
Já são 16 novas unidades entregues para a comunidade com padrão de excelência na gestão Dimas. Além dessas, mais sete foram reconstruídas, totalizando a ampliação e reforma em 23 unidades de ensino. Todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino, urbanas e rurais, são climatizadas.
 
Desde 2013, a Prefeitura destina cerca de 40% do orçamento do Município na Educação araguainense. Mais de R$ 29 milhões, entre recursos federais e municipais, foram investidos na Educação nesse período. O que contribuiu para dobrar a capacidade de atendimento em Araguaína, de 12 para 25 mil alunos, e manter uma margem que garante vagas para todos prevendo o desenvolvimento da cidade nos próximos 10 anos.

Sair da versão mobile