Em João capítulo 4, 4; localizamos essa frase: “E era necessário passar por Samaria”.
Muitos crentes, pregadores ou estudantes da Bíblia tem dificuldade de compreender a razão dessa necessidade de Jesus ou obrigatoriedade dele passar em Samaria.
Vamos procurar entender essa questão?
Veja bem, em uma das cidades de Samaria estava uma herdade que ninguém conhecia o seu verdadeiro herdeiro. No livro de Gênesis no capítulo 33 Jacó adqueriu um poe cen peças de dinheiro, mais tarde Jacó entregou essa porção de terra para José Gn 48,22.
Agora Observe outro detalhe, José tinha cerca de 17 anos quando foi vendido pelos seu irmãos ao Egito e 42 gerações haviam passado e ninguém tomou posse daquela herdade. Durante todo esse tempo a herança esteve nas mãos de estranhos. E Jesus como verdadeiro herdeiro resolveu passar lá e tomar posse do que lhe pertencia por direito.
Observe alguns detalhes interessantes:
1) Sempre tem uma hora que precisamos enfrentar os desafios.
2) Os desafios são cheios de surpresas agradáveis.
3) Os desafios devem ser enfrentados com ousadia ou coragem.
4) Todos temos bens em algumas Samarias da vida e só descobrimos se enfrentarmos os desafios.
5) Jesus enfrentou os seus desafios e tomou posse de sua herança.
O poço em que a mulher Samaritana tirava água, estava dentro da herança de José Jo:4,5-6; Gn. 48,22; Js. 24, 32. Essa era uma das razões de Jesus passar em Samaria. Quando compreendermos esses direitos de herança, tudo fica mais fácil para compreendermos o diálogo de Jesus com a mulher Samaritana. Pois, lá na beira do poço estava o verdadeiro herdeiro ou dono reivindicano seus direitos.
Jesus, deixou bem claro que aquele era o momento de receber frutos ou pagamentos de sua herdade!
Amados, tudo que Deus nos deu tem que gerar resultados positivos para nossa vida, família e principalmente para o reino.
Sabe qual foi o resultado que esse poço produziu para Jesus?
A alma da mulher samaritana e a vida de todos os moradores da cidade Jo:4, 28-30. Essa foi a razão principal de Jesus passar em Samaria, ele precisava buscar os frutos de sua herança.
Queridos, somos herdeiros de Deus e devemos tomar posse de nossa herança. Lembrando que nosso pai (Deus) não morre, por isso, não deixe as gerações passar, procure desfrutar das riquezas espirituais que Deus colocou a nossa disposição Ef. 1,3. Agora, para tomarmos posse dessas bênçãos precisamos fazer como Jesus fez, ele enfrentou os desafios, passou em Samaria. Nós temos que buscar nossas bênçãos nas regiões celestiais.
Talvez você me pergunte! Onde fica esse lugar?
É o lugar de atuação de seres espirituais, nesse lugar a futura Jerusalém será estabelecida, hoje é o lugar de batalha entre a igreja e Satanás. Outra coisa, nesse lugar nossas bênçãos são depositadas e pela fé devemos tomar posse, lá é o campo de nossas batalhas espirituais e o lugar da colheita das bênçãos. Veja isso, em Dn.10, 12-20. Pois, bem, talvez você pergunte de novo, como faço para ir nesse lugar? Cada crente ou membros do corpo de Cristo (igreja) tem duas ferramentas para conquistar suas bênçãos nesse lugar:
A) pela fé
B) Alem da fé precisamos ir pela escada que é Cristo Jesus Jo 1,51. Enfim, assim como Israel teve que conquistar a terra prometida, Jesus teve que passar em Samaria para tomar posse de sua herança, nós também temos que conquistar nossas bênçãos derrubando todas fortalezas espirituais.
Leia também do autor:
Lança o teu pão sobre as águas – Pr. Derisvaldo Bezerra
Mulheres no propósito de Deus Sl 68, 11-12 – Por Pr. Derisvaldo Bezerra