Ícone do site JM NOTÍCIA

Enfermeiros e parteiras cristãos de 40 países se reuniram para o Congresso Mundial

Foto do grupo do Congresso Mundial do NCFI com participantes de 40 países, em Málaga, Espanha (junho de 2024). / Foto: NCFI .

Enfermeiros de vários países viajaram para Málaga (Espanha) para o Congresso Mundial da Nurses Christian Fellowship International , de 27 a 30 de junho.

A conferência aconteceu em uma casa diocesana e contou com a presença de mais de 300 pessoas de 40 países.

Nos dois dias anteriores, foram realizados cursos e seminários do Instituto Internacional de Enfermeiros Cristãos (IICN) em um pré-congresso sobre temas como a arte e a ciência do cuidado espiritual, o professor baseado em valores, um curso de formação para o testemunho cristão, enfermagem comunitária de fé e cuidados com o cuidador.

Este congresso mundial do NCFI é realizado a cada 4 anos em uma cidade diferente do mundo. Nesta ocasião, o Comitê Internacional escolheu a Espanha. Seu grupo nacional, Enfermería Cristiana (Enfermagem Cristã), aceitou o convite para coorganizá-lo, assumindo o desafio de um evento de tal magnitude.

Música, representações nacionais, plenárias

O congresso começou com uma cerimônia de abertura com o Desfile das Nações, no qual os diferentes países desfilaram com seus trajes típicos e bandeiras nacionais. A abertura também teve uma apresentação do Victoria Gospel Choir de Málaga, que cantou vários clássicos do gênero.

A representação institucional foi feita pelo Presidente do Conselho Evangélico da região da Andaluzia (sul da Espanha), que foi pelo Presidente do Conselho Evangélico de Málaga.

Um membro do conselho do Colégio de Enfermeiros de Málaga e o Conselheiro para Participação Cidadã do Conselho Municipal de Málaga também deram várias palavras de agradecimento pela escolha da cidade para sediar este evento e desejaram os melhores auspícios para seu desenvolvimento. O diretor geral e o coordenador do congresso e o presidente do NCFI participaram com vários discursos.

A cerimônia de abertura terminou com uma sessão plenária da Dra. Marsha Fowler, pesquisadora e professora de ética, espiritualidade e integração de fé na Azusa Pacific University, na Califórnia. Ela refletiu sobre fé, ética e enfermagem, observando que o cuidado de enfermagem, a ética e a fé estão constantemente se cruzando, mas que esses aspectos estão atualmente sendo obscurecidos por outros aspectos desconcertantes que estão ocorrendo em nossas sociedades.

O dia terminou com uma noite espanhola com uma apresentação do grupo FE (“Faith”, Flamenco Events), que combina canto e dança flamenca com canções de louvor. A apresentação emocionou o público, que foi contagiado pela alegria do show.

70 sessões, ‘pôsteres’, apresentações bíblicas

Com base no lema do congresso “Força e coragem para cuidar – O amor de Deus e os recursos para enfermeiros e parteiras”, mais de 70 sessões e ‘pôsteres’ profissionais sobre muitos aspectos da profissão de enfermagem e da fé cristã foram apresentados nos dias seguintes com alta qualidade acadêmica.

A ideia era refletir sobre o coração compassivo, que é o cerne da profissão e também da fé cristã, e como os profissionais de saúde precisam de força e coragem para prestar um excelente atendimento às pessoas sob seus cuidados.

As apresentações bíblicas foram feitas por Fernando Ramos, presidente da Enfermería Cristiana de España , que por meio de três narrativas bíblicas: o Salmo 23, o confronto de Davi com Golias e as três negações de Pedro, convidou os participantes a refletir sobre como o cuidado é uma das áreas mais estratégicas e importantes da atividade humana.

Os discursos plenários foram feitos pela Dra. Elcie Thoby, Reitora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Cristã do Norte do Haiti, que falou sobre a força para facilitar o cuidado espiritual em tempos difíceis; Dr. Benson Owusu, Professor de Enfermagem na Universidade Central de Accra (Gana), que falou sobre a necessidade de coragem na prestação de cuidados; e Professor Wilfred McSherry da Universidade de Staffordshire (Inglaterra), que refletiu sobre a força e a coragem de manter o convênio enfermeiro/paciente.

Também foram realizados vários painéis de especialistas sobre tópicos como desafios éticos para enfermeiros e parteiras, autocuidado e enfermagem missionária: força e coragem para ajudar os outros.

Relatórios de países

Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar o centro de Málaga e apreciar seus monumentos e a agitação de suas ruas e habitantes.

O congresso contou com a presença de expositores nacionais e internacionais como a GBU (IFES), a Aliança Evangélica Espanhola, o Proceso Salina (Processo Salino), o Novo Hospital Evangélico de Barcelona (NHE) ou Mercy Ships. Todos eles compartilharam aspectos de seus trabalhos e as oportunidades promovidas de colaboração entre enfermeiros e certos projetos.

O congresso terminou no domingo, 30, com os relatórios dos países participantes, momento da Mesa do Senhor, presidida pelo presidente da fraternidade de pastores de Málaga.

Anne Biro, presidente do NCFI, enfatizou em seu discurso de encerramento a importância de acessar regularmente o amor de Deus e usar os recursos e dons que ele dá para fortalecer e encorajar os profissionais de enfermagem e os pacientes que estão sendo cuidados.

O evento foi seguido por despedidas dos muitos relacionamentos que surgiram durante o encontro, reconhecendo o valor e o impacto desses relacionamentos.

Inspiração e desafios para o trabalho

Os organizadores disseram que este Congresso Mundial foi de “inspiração, encorajamento e um desafio para fornecer cuidados de enfermagem competentes e compassivos a partir de uma perspectiva cristã”.

“Agradecemos a Deus por ter estado conosco desde o início da preparação deste evento, ajudando-nos a superar as dificuldades que sua organização e desenvolvimento acarretaram e por sua graça que se manifestou em cada passo que demos”.

A equipe organizadora e as autoridades.

O comitê organizador também agradeceu ao Evangelical Council of Malaga por sua ajuda na conexão com as autoridades civis locais, e especialmente ao grupo de voluntários e participantes da Enfermería Cristiana de España por seu “incentivo, energia e serviço durante todo o evento. Sem sua ajuda e confiança, não teria sido possível levar este congresso a uma conclusão bem-sucedida”.

Com Evangelical

Sair da versão mobile