Ícone do site JM NOTÍCIA

Empresa japonesa diz que ivermectina mostra ‘efeito antiviral’ contra Covid

Uma reportagem da Agência Reuters, uma das mais respeitadas do mundo, falou sobre uma pesquisa feita pela empresa japonesa Kowa Co Ltd que afirma o ‘efeito antiviral’ da ivermectina contra a variante ômicron e outras cepas do coronavírus.

Segundo a publicação, a Kowa Co tem trabalhando com a Universidade Kitasato de Tóquio para testar o medicamento antiparasitário como um tratamento potencial para a Covid-19.

A pesquisa está em andamento, mas os primeiros resultados divulgados são promissores, ainda que sejam polêmicos no mundo científico.

Polêmica

Usado desde o começo da pandemia por alguns médicos, a ivermectina não está aprovado para o tratamento de COVID-19 no Japão, e a Food & Drug Administration dos EUA, a Organização Mundial da Saúde, o regulador de medicamentos da UE e a Merck (MRK.N), que fabrica o medicamento, alertaram contra seu uso porque de uma falta de evidência científica de que tem efeito terapêutico.

Pesquisa no Reino Unido

Além do Japão, uma investigação no Reino Unido, realizada pela Universidade de Oxford, também tenta saber se o medicamento pode tratar a Covid-19. Os pesquisadores disseram na segunda-feira que ainda está em andamento e não querem comentar mais até que tenham resultados para relatar.

Leia a reportagem aqui

Sair da versão mobile