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‘Desafio dos 10 anos’ pode ser uma grande jogada do Facebook: entenda

Da redação

MARK ZUCKERBERG, O CRIADOR DO FACEBOOK (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Se você acessou a internet nos últimos dias, provavelmente notou que as redes sociais foram invadidas por milhares e milhares de fotos de “antes e depois”. O “Desafio dos 10 Anos”, como ficou conhecida a brincadeira, se espalhou pelo Facebook e encorajou as pessoas a compartilharem fotos de si mesmas, comparando como são hoje e como eram há uma década.

Enquanto muita gente se diverte com a nova moda, especialistas levantam a bandeira vermelha e alertam que a brincadeira pode não ser tão inofensiva quanto parece. Em entrevista à CBS News, Amy Webb, professora da Escola de Negócios da Universidade de Nova York (EUA), disse que o “Desafio dos 10 anos” pode ser um esquema de coleta de dados disfarçado de campanha viral. “É a oportunidade perfeita para o aprendizado das máquinas. Ele [o desafio] apresentou ao Facebook, a rede social de Mark Zuckerberg, uma oportunidade tremenda de aprender, treinar seus sistemas para reconhecer melhor pequenas mudanças nas aparências dos usuários”, disse.

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As especulações aumentaram ainda depois depois que Kate O’Neill, especialista em estratégias digitais, escreveu um artigo para a revista Wired sugerindo que os dados disponibilizados por meio da brincadeira podem ser úteis para várias empresas, que poderiam usá-los como base para propagandas direcionadas. Segundo ela, o desafio facilita o trabalho dos algoritmos, já que — ao que contrário do que acontece na rede social, onde as fotos estão dispersas e “se perdem” com o tempo —, na montagem para a brincadeira, as fotos ficam lado a lado, tornando ainda mais fácil esse reconhecimento.

Em nota, o Facebook se posicionou dizendo que não está envolvido com a criação do desafio. “Este é um meme gerado pelo usuário e se tornou viral por conta própria”, disse a empresa. A rede social lembrou ainda que oferece uma série de configurações de privacidade para quem deseja proteger melhor seus dados. “O Facebook não ganha nada com esse meme (além de lembranças sobre as tendências questionáveis ​​da moda de 2009). Como lembrete, os usuários do Facebook podem optar por ativar ou desativar o reconhecimento facial a qualquer momento”, finaliza.

Com informações Galileu

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