Deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (13), uma série de requerimentos direcionados ao Governo do Tocantins. As demandas, apresentadas em regime de urgência, abrangem infraestrutura, segurança pública, saúde e direitos das mulheres, com foco em diversas regiões do Estado.
A deputada Claudia Lelis (PV) propôs a construção de abrigos para mulheres vítimas de violência doméstica nos municípios de Araguaína e Gurupi. A medida visa oferecer proteção e apoio às vítimas em situação de vulnerabilidade.
Léo Barbosa (Republicanos) solicitou a execução de operação tapa-buracos na TO-280, entre Natividade e Almas, além de sinalização completa no trecho da TO-335 entre Colinas e Palmeirante.
Luciano Oliveira (PSD) demandou a limpeza e roçagem nas rodovias TO-436 e TO-239, no acesso ao assentamento Tarumã, em Araguacema. Também pediu o patrolamento da TO-437, que liga Goianorte a Araguacema.
Em outro requerimento, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) pediu a aplicação da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reduz em três anos os critérios de aposentadoria para servidoras da Segurança Pública. A medida beneficiaria policiais civis, agentes socioeducativas, policiais penais e legislativas.
Moisemar Marinho (PSB) apresentou proposta para a realização de uma audiência pública com foco no combate ao feminicídio e na ampliação das políticas de proteção às mulheres.
A deputada Professora Janad Valcari (PL) reivindicou a instalação de um posto policial em Macaúba, distrito de Araguatins, e a reativação do escritório da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em Oliveira de Fátima.
Eduardo Fortes (PSD) solicitou a reforma do Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, no distrito de Chapada da Natividade. Já o Professor Júnior Geo (PSDB) pediu o reforço da cobertura vacinal no Estado, com base em dados preocupantes do Ministério da Saúde.
O deputado Dr. Danilo Alencar (PL) cobrou a conclusão das obras do Hospital Regional de Paraíso e a reforma do Colégio Estadual de Araguacema. Também defendeu a ampliação da oferta de exames de colonoscopia, com parcerias com clínicas privadas.
Entre outras demandas, Vanda Monteiro (UB) solicitou estudos para implantar um programa de apoio a mulheres mastectomizadas. Já Wiston Gomes (PSD) pediu a recuperação da TO-296, no trecho entre Talismã e Jaú do Tocantins.
Além desses, dezenas de outros requerimentos foram encaminhados pelos parlamentares ao Governo do Estado, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura viária e segurança.