Da redação
O deputado estadual Issam Saado (PV) apresentou dois projetos na Assembleia Legislativa do Tocantins. Um deles torna obrigatória no ensino médio disciplina de Educação Financeira. Em outro, a inclusão de Noções Básicas de Direito.
+ Deputada quer proibir danças sensuais em escolas de PE
Ao reconhecer a fragilidade do ensino no Brasil o parlamentar afirma que a disciplina de Direito preparará os estudantes do último ano escolar para as questões jurídicas do cotidiano, na busca do conhecimento por seus direitos. “O interesse dos jovens no Direito é uma questão de cidadania, que agrega na formação de cidadãos pensantes e críticos”, argumenta.
A carga horária prevista em projeto de lei é de 60 minutos por semana.
Quanto a Educação Financeira, a proposta prevê uma abordagem transversal, ou seja, da mesma forma que os professores abordam a questão dos direitos humanos com os alunos, presente em diferentes disciplinas e desenvolvida de forma interdisciplinar.
O parlamentar acredita que a educação financeira é importante para que os estudantes aprendam a lidar com o dinheiro na vida adulta e, desta forma, alcançar seus objetivos materiais, bem como evitar o endividamento.