Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

Deputada Vanda Monteiro pede prioridade de vacinação para pacientes de hemodiálise, lúpus e câncer

A parlamentar defendeu também a busca ativa pelos vacinados que ainda não tomaram a segunda dose contra a Covid-19

Publicado

em

A deputada estadual  Vanda Monteiro (PSL) apresentou um requerimento na Legislativa do Tocantins pedindo para que pacientes de hemodiálise, lúpus e câncer sejam incluídos na lista de prioridades na vacinação contra covid-19.

O requerimento foi apresentado em regime de urgência durante a sessão desta terça, 27. De acordo com o documento, os pacientes que estão em tratamento contra o câncer, lúpus e realizam hemodiálise podem ter seu quadro de saúde agravado caso entrem em contato com o Coronavírus.

“Precisamos garantir que essas pessoas tenham sua condição de saúde preservada para que possam dar continuidade ao tratamento sem ocorrências agravantes. Essa prioridade de vacinação é urgente e vamos articular junto à Secretaria Estadual de Saúde”, defendeu Vanda Monteiro.

Busca ativa

Ainda durante a sessão, a deputada solicitou do Governo do Estado que oriente os municípios a implantarem um sistema de “busca ativa” para identificação e aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19.

“Sabemos que por falta de informação, medo ou até mesmo notícias mentirosas, alguns pacientes não retornaram para tomar a segunda dose da vacina. Buscar essas pessoas e orientá-las é fundamental para o sucesso da campanha de imunização”.

Os requerimentos tiveram a urgência aprovada pelo plenário.

PUBLICIDADE