A FIFA (Federação Internacional de Futebol) assumiu a posição política de trocar o nome de Israel por “territórios palestinos ocupados”. A denúncia foi feita pela imprensa israelense.
“Ao entrar no site do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Catar, para determinar a agência de compra de pacotes para o torneio, é necessário especificar a agência de vendas mais próxima da localização do comprador, o que é determinado por país”, revelam.
“E ao entrar na Ásia e no Oriente Médio, todos os países, exceto Israel, tiveram revisão. Quem pesquisar entre os nomes dos países, encontra ‘Territórios Palestinos Ocupados’”, acrescentou a imprensa de Israel, segundo informações do Monitor do Oriente Médio.
A posição discriminatória da FIFA gerou debate em Israel. “Milhões de israelenses estão assistindo atentamente aos torneios de futebol da Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo. No entanto, ficou claro para eles que o próprio Israel não existe no site da FIFA para a Copa do Mundo do Catar em novembro”, comentou o repórter esportivo israelense Nadav Tsinsafer.
Israel é uma nação reconhecida, cuja herança territorial é incontestável à luz dos registros históricos. A Palestina não tem reconhecimento mundial de Nação.