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Consultoria para venda de empresa: saiba por que vale a pena

Como vender uma empresa e encontrar o investidor mais adequado ao negócio e conseguindo fechar a transação pelo melhor valor? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores podem se fazer quando começam a considerar a venda de sua companhia.

 

Qualquer fusão ou aquisição possui riscos embutidos, e um deles é a perda de valor da empresa durante o processo de negociação. Por isso, é essencial que alguns passos sejam cumpridos durante esse processo.

 

Para garantir que nenhuma etapa escape, a ajuda profissional é essencial. Com o auxílio de uma consultoria em fusões e aquisições (M&A), o empreendedor poderá passar por todo o procedimento de venda sem se preocupar.

 

Entenda quais são os passos necessários para vender uma empresa e como um assessor profissional pode auxiliar nesse processo.

 

As motivações para iniciar o processo de venda podem ser diversas, dependendo do perfil do dono do negócio e o momento de carreira que ele está, e também de suas aspirações e planos para o futuro. Pode ser que o empreendedor queira encontrar um sócio, levantar capital para ajustar as finanças da companhia, ou simplesmente tomar novos rumos em sua vida, inclusive se aposentar. Por isso, é importante que seja feita uma reflexão sobre qual o motivo que está levando a essa decisão, pois isso será importante no momento das negociações.

 

Mapeado o motivo certo, agora é preparar a empresa para a venda. Isso inclui levantar toda a papelada como contratos, acordos, declarações fiscais, demonstrações financeiras e, se houver, documentos jurídicos relativos a dívidas, pendências na justiça, entre outros. Nesse momento, um assessor financeiro poderá fornecer grande ajuda para garantir que nenhum documento falte, também auxiliando sobre o que fazer conforme determinados riscos forem identificados, de forma a reduzir a desvalorização do negócio no momento da venda.

 

A avaliação, ou valuation, é outro passo muito importante para a venda de uma empresa. Essa metodologia ajuda a calcular o quanto a empresa vale a partir de algumas possibilidades: pelo fluxo de caixa descontado; por múltiplos comparáveis no mercado; ou pelo valor de ativos e passivos. A partir dessa avaliação, uma faixa de preço será estabelecida, o que ajudará durante o processo de negociação da venda. Mais uma vez, a consultoria especializada é essencial nesse processo, pois ajudará a avaliar a empresa de forma profissional, atendendo o que os investidores precisam e encontrando o valor justo para a companhia.

 

Encontrar o investidor adequado para comprar a empresa é outro desafio, e por isso é recomendável que seja feita uma apresentação para os potenciais compradores. Dois tipos de documentos são elaborados nessa fase. A documentação não confidencial é a primeira que o interessado no negócio receberá, e nela encontrará apenas alguns pontos sobre a companhia, sem detalhes que possam prejudicar as negociações. 

 

Já a documentação confidencial é apresentada apenas para os compradores que realmente já estão avançados no processo de negociação, e para isso é preciso assinar um termo de confidencialidade. Para ampliar ainda mais as possibilidades de compradores interessados, o road show pode ser realizado, alcançando, assim, diferentes investidores, inclusive internacionais. Um assessor financeiro pode auxiliar nessa etapa do processo coordenando o contato com potenciais compradores e apresentando de maneira adequada a empresa para cada um deles.

 

Quando os investidores começam a fazer ofertas, o empreendedor deve selecionar a melhor opção para seu negócio, considerando não apenas o valor oferecido para compra da empresa, mas também o perfil e seu histórico, levando em consideração a primeira etapa dos processos de venda, que é a da motivação para a transação. Escolhido o comprador, agora é feito uma due diligence, que é a etapa de verificação das informações da companhia. Essa parte fica a cargo do comprador da empresa, que deve identificar se as informações passadas a ele são verídicas. 

 

Passada a due diligence, uma oferta final é realizada e, assim, pode ser formalizada a conclusão do negócio. Mas é no processo de formalização da venda de uma empresa que as cláusulas serão estabelecidas, junto a regras e prazos que devem ser cumpridos. Todos esses processos também necessitam do auxílio de uma consultoria presente durante as negociações até o momento de assinatura do contrato.

 

Como pode ser visto, o processo de venda de uma empresa é complexo, longo e exige muita dedicação. Uma consultoria financeira especializada em M&A ajudará em todas as fases do processo, desde o momento da preparação dos documentos necessários até a negociação dos termos de compra e venda e assinatura do contrato. Ter uma assessoria profissional, portanto, ajuda o empreendedor a fechar negócio a um valor justo, com menos riscos.

 

Fonte: Capital Invest M&A Advisors – assessoria especializada em fusões e aquisições.

 

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