Da Redação JM Notícia
Uma ferramenta criada por dois administradores de empresas lista anualmente os melhores e os piores políticos federais, senadores e deputados, levando em consideração alguns critérios importantes.
A pontuação dos políticos é definida de acordo com os dados que obtemos sobre gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais. O site também avalia as votações de interesse nacional, como fim dos privilégios, do desperdício da máquina pública e o combate à corrupção.
A análise completa pode ser vista no site (Clique Aqui), mas para ajudar o eleitor tocantinense, fizemos uma análise sobre os políticos do Estado que totalizam três senadores e oito deputados federais.
Quem lidera o rank do Tocantins é a deputada da região sul do Tocantins, Josi Nunes (MDB-TO), que teve 344 pontos com base nos critérios do site de avaliar a presença nas sessões, os privilégios, os processos judiciais, outros e a qualidade legislativa.
Em segundo lugar aparece a deputada Dulce Miranda (MDB-TO), com 309 pontos. Ela é esposa do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB). Em seguida temos o deputado Irajá Abreu (PSD-TO) com 243 pontos; o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) com 237 pontos; o deputado Lázaro Botelho (PP-RO) com 226 pontos; senador Vicentinho Alves (PR-TO) com 168 pontos; deputado César Halum (PRB-TO) com 138 pontos; deputado Vicentinho Júnior (PR-TO) com 81 pontos; deputada Professora Dorinha (DEM-TO) com 73 pontos; senadora Kátia Abreu (sem-partido) com 2 pontos negativos; e deputado Carlos Gaguim (Podemos-TO) com 60 pontos negativos.
Confira: