A comunidade escolar da Escola Cristã de Jundiaí recebe na sexta-feira (8), a partir das 14h, a equipe do instituto norte-americano Franklin Covey Education, que estará em passagem pelo Brasil visitando as unidades filiadas aos seus programas de liderança.
Na oportunidade, Ana Paula Hoch Pernambuco, mãe de dois alunos da entidade, representará o Farol de Pais e a mãe do aluno Yuri, Melissa Alachev, explicará aos representantes como as famílias e a escola estão aplicando os conhecimentos obtidos por meio do programa. Já as alunas Júlia Beatriz Setaro Tenório e Rafaela Garcia Massagardi – representantes da Equipe Farol Mirim, relatarão aos representantes como estão aplicando a liderança em seu dia a dia através da voz ativa para formação da cultura de se tornar um líder.
Como parte do projeto, a Maestrina Jéssica Augusto Vieira e a pianista Sofia Prado conduzirão o Coral formado por 17 crianças, em uma canção composta pela própria equipe escolar e alunos. O programa Líder em Mim já é aplicado na escola há cinco anos e é fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, sendo um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores. No Brasil, o programa foi lançado em 2013 e já está em mais de 120 escolas em 11 estados.
De acordo com a diretora da Escola Cristã de Jundiaí, Rosangela Jayme Umbelino, o projeto Líder em Mim agrega transformações comportamentais tanto nos professores como em toda organização da escola, Inspirando alunos a protagonizar suas escolhas e fazer a diferença na comunidade em que fazem parte. “Os pais identificam essa transformação nas atitudes, comportamento e práticas diárias em quatro dimensões: física, intelectual, emocional e espiritual”, conta.
O processo LEM teve início com as turmas do Ensino Fundamental 1 e, pouco tempo depois, a escola optou pela ampliação do projeto para todos os segmentos do Infantil ao Ensino Fundamental 2.
O que é Líder em Mim?
Promove também a estruturação do currículo socioemocional da escola, que trabalha com o comportamento do aluno diante de diferentes situações da vida, tornando-o um indivíduo mais independente e confiante. Ao desenvolver competências socioemocionais, os alunos aumentam seu desempenho nos conteúdos cognitivos.
Aproximar o ambiente escolar do desenvolvimento dessas competências cria espaço para um aprendizado mais completo e tem impacto no bem-estar ao longo de toda a vida.