Da redação JM
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros, realiza a 5ª Edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), entre os dias 11 e 13 de abril, no Colégio Agropecuário de Almas, a 276 km de Palmas.
A iniciativa tem como proposta abrir novos horizontes para o meio rural, oferecendo aos produtores tecnologias de produção sustentável, distribuídas em unidades agrícolas, vitrines expositivas, dias de campo e ciclo de palestras, com a participação de profissionais doutores, mestres, engenheiros, zootecnistas e técnicos extensionistas.
Segundo o extensionista rural e coordenador do evento, João Albuquerque Filho, do escritório local do Ruraltins, a Agrosudeste já está consolidada na região e envolve 22 municípios. “A feira teve inicio há cinco anos fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ruraltins. Na época, começamos as atividades com dias de campo para disseminar as práticas preconizadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), e com o passar do tempo ganhou dimensões maiores, até chegar ao estágio atual. O evento, além de incentivar o produtor rural nas atividades ligadas a piscicultura, bovinocultura e fruticultura, aquece a economia local dos empreendimentos, desde o comércio ambulante, bares, restaurantes, até a rede hoteleira da cidade e municípios próximos”, ressalta João Albuquerque.
Para o presidente do Ruraltins, Fernando Silveira, a Agrosudeste traz vários exemplos de como o produtor pode evoluir, por meio das práticas sustentáveis, e de como as parcerias funcionam bem e se tornam um fator multiplicador. “A feira é um exemplo de transferência de tecnologia, capacitação e treinamento técnico das pessoas, mostrando como o produtor pode crescer, evoluir e andar sozinho. Além disso, ao longo das edições, conquistou a confiança de diversas empresas do ramo agropecuário que participam expondo suas marcas e produtos, fazendo do evento uma referencia no Estado”, disse.
Dentro da programação, a Agrosudeste também oferecerá exposições permanentes como feiras de animais de grande e pequeno porte, feira da agricultura familiar, exposição de máquinas e equipamentos. Os organizadores preparam ainda palestras sobre os atrativos turísticos da região e os aspectos culturais, minicursos e amostras envolvendo as instituições de ensino.
Realização
A 5ª Feira Agrosudeste ocorrerá no Colégio Agricola de Almas, sendo coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e das secretarias da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); bem como pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas (Sebrae); Prefeitura Municipal de Almas; Central das Associações de Almas e Porto Alegre; Colégio Agrícola de Almas, com o apoio de parceiros e instituições privadas.