A ex-prefeita de Palmas e presidente do PSDB no Tocantins, Cinthia Ribeiro Mantoan, afirmou que pode disputar o governo estadual nas eleições de 2026. Em entrevista à Gazeta, ela disse que vê viabilidade política e eleitoral para uma candidatura majoritária. “Sou candidata em 2026”, declarou Cinthia, reforçando o protagonismo da sigla nas articulações políticas e a importância da capital nas decisões eleitorais.
Cinthia destacou o histórico de instabilidade política no Estado e afirmou torcer para que o atual governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos), conclua o mandato — algo que, segundo ela, não ocorre há 16 anos. “Torço para que ele marque um novo tempo e seja o governador a concluir o mandato. As mulheres precisam estar presentes neste espaço de poder”, declarou.
Segundo a tucana, a gestão em Palmas a credencia para voos mais altos, mas qualquer movimento dependerá do apoio de um grupo político. “Acredito que é uma candidatura viável. Palmas tem robustez e número de votos para pleitear qualquer chapa majoritária, sendo cabeça de chapa, mas sem desmerecer nenhuma representatividade.”
Cinthia também apontou que seu nome estará na disputa. “Se depender de disposição, vontade de acertar e da forma eficiente de fazer política, estamos prontos. Em 2026, estaremos na disputa.”
Ela afirmou ainda que o projeto passará por discussões com líderes do PSDB, entre eles deputados e gestores da legenda no Estado.
Outros nomes
Além de Cinthia, outros nomes são cotados para a sucessão estadual. O vice-governador Laurez Moreira (PDT), ex-prefeito de Gurupi, tem ampliado sua presença em municípios do interior. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), também é apontado como possível candidato. A senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil), com forte atuação na área da educação, aparece como um dos principais nomes no cenário político estadual.
As definições para a corrida ao Palácio Araguaia devem se intensificar ao longo de 2025.