Na sessão da Câmara Municipal de Palmas desta terça-feira (4), os vereadores discutiram a reabertura de bares e restaurantes no horário noturno, das 18h às 22h.
Contrário à reabertura está o vereador Folha Filho (Patriota) que justifica sua posição mostrando que a flexibilização do isolamento social tem aumentado o número de casos da covid-19 na capital.
A presidente da Casa, Janad Valcari, foi favorável a colocar a discussão em pauta. “O vírus não é boêmio. Da mesma forma que esses estabelecimentos podem abrir durante o dia, por que não pode abrir de noite?”, questionou.
O pedido de reanalise foi feito pelo vereador Rubens Uchôa (Cidadania) defendeu seu pedido dizendo que os empresários estão em situação bastante complicada.
Ampliar o horário de atendimento de bares e restaurantes poderá melhorar o setor que foi um dos mais impactados pela pandemia.
O vereador Joatan de Jesus (Cidadania) disse que jamais irá se colocar contra o comerciante e que entende que é necessário aumentar o tempo de atendimento desses estabelecimentos.
O vereador Eudes Assis (PSDB) declarou que é preciso oferecer aos pequenos comerciantes a possibilidade de sobrevivência. “Não podemos matar o empresário que já está sem forças”, disse ele.
O tema levantou polêmica, Folha Filho acredita que quem é a favor da reabertura de bares e restaurantes está “à favor da morte”.
A vereadora Solange Duailibe (PT) também se colocou contra a reabertura. “Sou a favor da vida”, disse ela dizendo que entende a dor dos comerciantes, mas que a crise financeira é uma realidade mundial não é só em Palmas.
O vereador Mauro Lacerda (PSB) também apoiou a reabertura, votando em favor dos comerciantes da capital.
Na votação, os parlamentares votaram favorável à reabertura, tendo apenas dois votos contrários: Folha Filho e Solange Duailibe.