JM NOTÍCIA

Cabeceira de ponte na Avenida NS-3 afunda e assusta moradores em Palmas

Trecho fica próximo da UPA Norte e do Parque Sussuapara. Imagens feitas por moradores mostram que o asfalto está completamente rachado no local.

A cabeceira de uma ponte da avenida NS-3, em Palmas, começou a afundar nesta sexta-feira (7). Imagens registradas por moradores mostram que o asfalto está completamente rachado em um dos sentidos da pista. Desde o começo da semana, a capital tem enfrentado fortes chuvas. A Prefeitura de Palmas disse que elevaram o volume de água no córrego, acarretando um solapamento na base do aterro.

O trecho que está cedendo fica entre as quadras 203 e 303 Norte, perto do Parque Sussuapara e da Unidade de Pronto Atendimento Norte. A via é uma importante ligação entre o centro da cidade e as quadras da região das Arnos, as mais populosas da metade norte do plano diretor.

A Prefeitura de Palmas informou que o trecho foi interditado e que há equipes de fiscalização do trânsito no local. Os reparou só poderão ser feitos ao fim do período chuvoso.

O acesso alternativo é pelas pontes das avenida NS-1 e Teotônio Segurado para quem precisa ir ao centro da cidade e pela avenida NS-15 para quem tem que ir no sentido da orla de Palmas.

Nota da prefeitura na íntegra

Está interditada a ponte sobre o Córrego Sussuapara, na Avenida NS-03 no trecho entre a LO-06 e LO-08. Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), as fortes chuvas que vêm ocorrendo desde janeiro, elevaram o volume de água no córrego, acarretando um solapamento na base do aterro no sentido Sul/Norte da ponte, tendo como consequência fuga de material.

Mesmo sem ter sido observado alteração nas cabeceiras da ponte, no sentido contrário, ou seja, Norte/Sul, a Administração Municipal optou por interditar a ponte nos dois sentidos, uma vez que não é possível garantir segurança na estrutura do aterro, nesse sentido, enquanto permanecerem ocorrências de chuvas com essa intensidade e antes de ser realizada uma inspeção mais aprofundada.

A Seisp alerta que qualquer tentativa de passagem pelo local, principalmente de carro ou moto, tem sério risco de acidente. A Secretaria informa ainda que um reforço da interdição deve ser executado ainda na tarde desta sexta-feira, 07, com barreiras físicas mais fortes, uma vez que no período da manhã motociclistas desrespeitaram as barreiras colocadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), que também enviou agentes de trânsito ao local para reforçar a interdição.

Já os reparos necessários para desinterdição do local, só poderão ser executados quando as chuvas cessarem, uma vez que a recuperação da estrutura precisa ser compactada, sendo necessário que tanto o solo, quanto o material estejam secos. Enquanto o problema não é resolvido, quem precisar trafegar pela região pode usar como alternativas as Avenidas LO-08 e NS-01.

(Com G1)

Sair da versão mobile