JM NOTÍCIA

Autor do projeto de transposição do Rio Tocantins diz que obra beneficiará o Estado

Da Redação JM Notícia

Deputado Gonzaga Patriota declara que a transposição resultaria na geração de energia e permitiria o desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins

Diversos políticos tocantinenses estão contra o projeto de lei nº 6569/2003 que foi aprovado na Câmara prevendo a transposição do Rio Tocantins ao Rio São Francisco. Esses parlamentares alegam que além de provocar uma crise hídrica no Estado, o projeto ainda pode afetar as comunidades ribeirinhas e causar prejuízos ao Tocantins. 

De autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), o PL segue para análise do Senado e, enquanto os parlamentares tocantinenses buscam impedir sua aprovação, o autor segue defendendo sua ideia. 

Ao site Conexão Tocantins, o parlamentar pernambucano diz que não pretende tirar água do Tocantins, mas sim enviar para o nordeste a água que cai no oceano. “Não é que alguém imaginou, trazer água de Tocantins, eu acho que nem tem como trazer, essa água é só na época em que o Tocantins estiver cheio, com 6 mil m³ por segundo, água caindo no oceano sem ser utilizada. Ao invés de ir para o oceano, iria para o Rio São Francisco”, declarou. 

Para o parlamentar, ao contrário do que os políticos locais imaginam, a transposição resultaria na geração de energia e permitiria o desenvolvimento de projetos de plantações irrigadas no Sudeste do Tocantins.  

O projeto é usar a água das cheias do Rio Tocantins e direcioná-las para uma serra na divisa com os estados de Piauí e Bahia. “Quando a água cair, ela vai gerar energia para as cinco elevatórias e para toda a região do Tocantins que não tem energia”, garante. 

Nos períodos de seca, porém, a água do lago de Sobradinho, na Bahia, seria suficiente para suprir o Rio São Francisco que hoje tem apenas 20% de sua capacidade.  

  

Gonzaga Patriota quer dialogar com os parlamentares do Tocantins 

O parlamentar pernambucano afirmou também que está aberto para dialogar com os políticos tocantinenses e propõe uma audiência pública para tirar as dúvidas dos impactos que a proposta pode causar no Estado. 

Gonzaga Patriota também declarou que falou com os senadores Kátia Abreu, Ataídes Oliveira e Vicentinho Alves para deixar o livro que escreveu sobre a interligação dos rios e se colocou à disposição dos parlamentares para esclarecer qualquer dúvida. 

  

Sair da versão mobile