JM NOTÍCIA

Atletismo Mundial proíbe transgênero de competir em esportes femininos

A World Athletics, o órgão regulador do atletismo e outros esportes relacionados à corrida, anunciou na quinta-feira que não permitirá que atletas transgêneros participem de competições femininas.

A proibição afetará os atletas transgêneros que passaram pela puberdade masculina e será implementada na próxima semana. Sebastian Coe, presidente da World Athletics, afirmou que a integridade da categoria feminina no atletismo é fundamental e que a organização será guiada pela ciência em torno do desempenho físico e da vantagem masculina.

Além disso, o conselho votou para reduzir a quantidade de testosterona no sangue permitida para atletas com diferenças no desenvolvimento sexual (DSD). Para competir, os níveis de testosterona no sangue das atletas DSD devem permanecer abaixo de 2,5 nanomoles por litro por pelo menos dois anos.

A organização declarou que atualmente não há atletas transgêneros competindo internacionalmente no atletismo e que a prioridade é a justiça e a integridade da competição feminina.

Sair da versão mobile