JM NOTÍCIA

Ataídes consegue assinaturas para criar CPI dos Cartões de Crédito

Da Redação JM Notícia

Senador Ataídes protocola requerimento para criação de CPI para investigar altas taxas de juros de cartões de crédito (Foto: Gerdean Wesley/Divulgação)

O senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) é autor do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Cartões de Crédito, protocolado na noite de terça-feira (27) no Senado Federal.

Para o parlamentar, “não existe justificativa possível para os juros exorbitantes do rotativo dos cartões de crédito” e o assunto deve ser investigado para beneficiar o brasileiros que é vitima do que ele chama de “extorsão”.

Ataídes citou dados divulgados recentemente pelo Banco Central, apontando uma taxa média de juros do rotativo de cartões de crédito de 334,6% ao ano. Para quem paga o valor mínimo da fatura do cartão, os juros passaram de 218,3% para 233,8% no último mês do ano passado. “As taxas são ainda mais absurdas”, frisou o senador, diante da queda expressiva da inflação e dos juros básicos da economia, hoje em 6,75%.

Agiotagem

No requerimento de criação da CPI, o senador também fez um comparativo com as taxas cobradas em outros países, todas muito inferiores às do Brasil. Na Argentina, no Chile e na Colômbia, os juros do rotativo dos cartões de crédito não chegam a 50% ao ano.

“Essa diferença sugere que temos a prática de oligopólio de crédito e outros problemas que precisam ser identificados, inclusive eventual prática de crime”, argumentou Ataídes. Segundo ele, trata-se de “um caso espantoso em que o sistema financeiro doméstico faz o papel de agiotagem”.

O requerimento de criação da CPI foi protocolado com 35 assinaturas, oito a mais do que o necessário. A comissão será instalada logo que o requerimento for lido no Plenário do Senado.

Sair da versão mobile