Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) encontraram os restos de um jarro de cerâmica de 3.100 anos com um detalhe raro: uma inscrição com o nome “Jerubaal”.
Segundo os pesquisadores, as inscrições desse período bíblico “são extremamente raras” e, até agora, foram encontrados várias cartas não relacionadas desse mesmo período.
Por isso, a descoberta deste jarro é tão impressionante. O objeto foi encontrado em uma escavação conhecida como Horbat al-Ra’i, perto de Kiryat Gat, no sul do país. O nome “Jerubaal”, lembram os especialistas, consta do Livro dos Juízes da Bíblia.
De acordo com a AAI, o nome foi escrito a tinta no jarro. É um pequeno recipiente de um litro que pode conter líquidos preciosos como óleo, perfume ou remédio.
Os arquéologos acreditam que a inscrição “Jerubaal” no jarro sugere quem era seu dono. “Dada a distância geográfica entre Shephelá e o Vale de Jezreel, esta inscrição pode referir-se a outro Jerubaal e não ao personagem dos tempos bíblicos, embora haja uma possibilidade mínima de ligação”, afirmam os arqueólogos.
“Em qualquer caso, Jerubaal é evidentemente um nome comum que era usado durante o tempo dos juízes bíblicos”, completaram.