Ícone do site JM NOTÍCIA

Arqueólogos encontram jarro com o nome de Jerubaal, personagem do livro de Juízes

Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) encontraram os restos de um jarro de cerâmica de 3.100 anos com um detalhe raro: uma inscrição com o nome “Jerubaal”.

Segundo os pesquisadores, as inscrições desse período bíblico “são extremamente raras” e, até agora, foram encontrados várias cartas não relacionadas desse mesmo período.

Por isso, a descoberta deste jarro é tão impressionante. O objeto foi encontrado em uma escavação conhecida como Horbat al-Ra’i, perto de Kiryat Gat, no sul do país. O nome “Jerubaal”, lembram os especialistas, consta do Livro dos Juízes da Bíblia.

De acordo com a AAI, o nome foi escrito a tinta no jarro. É um pequeno recipiente de um litro que pode conter líquidos preciosos como óleo, perfume ou remédio.

Os arquéologos acreditam que a inscrição “Jerubaal” no jarro sugere quem era seu dono. “Dada a distância geográfica entre Shephelá e o Vale de Jezreel, esta inscrição pode referir-se a outro Jerubaal e não ao personagem dos tempos bíblicos, embora haja uma possibilidade mínima de ligação”, afirmam os arqueólogos.

“Em qualquer caso, Jerubaal é evidentemente um nome comum que era usado durante o tempo dos juízes bíblicos”, completaram.

Sair da versão mobile