Por Keops Mota – Colunista independente
A janela partidária chegou ao fim neste sábado (02), e o Republicanos, do governador Wanderlei Barbosa, se tornou a maior bancada da Assembleia legislativa do estado do Tocantins, de nenhum Deputado até a abertura e fechamento da janela, passou para 11. Os novos integrantes da sigla darão sustentação a reeleição de Barbosa nas eleições de outubro.
Do lado oposto temos o MDB que de 5 Deputados, ficou com apenas um parlamentar que é o deputado Elenil da Penha. Desses cinco, três ingressaram no Republicanos e um no União Brasil. A janela partidária permite que deputados federais e estaduais mudem de partido sem correr o risco de perder o mandato.
Além do republicanos, o governador também sai fortalecido após o fechamento da janela. Além desses 11 Deputados que entraram em seu partido, há também aqueles que ingressaram em outros partidos, mas, garantem apoio a Wanderlei Barbosa mesmo tendo em seus novos partidos candidatos ao governo, o que mostra uma união estadual em prol não de um governo, mas de um projeto de crescimento.
Veja a relação dos deputados que mudaram de partido nesta legislatura, de onde saíram e para onde foram:
Saíram do MDB
Jair Farias – União Brasil
Nilton Fraco – Republicanos
Jorge Frederico – Republicanos
Valdemar Júnior – Republicanos
Saíram do PSDB
Olyntho Neto – Republicanos
Luana Ribeiro – PCdoB
Saíram do SD
Amélio – Republicanos
Léo Barbosa – Republicanos
Saiu do UB
Antônio Andrade – Republicanos
Saiu do PP
Valderez Castelo Branco – Republicanos
Saiu do PV
Issam Saado – Republicanos
Saiu do PROS
Júnior Geo – PSC
Saiu do PSB
Ricardo Ayres (Republicanos)
Saiu do PTC
Cleiton Cardoso (Republicanos)