JM NOTÍCIA

Após 30 dias, Governo libera funcionamento do comércio no Tocantins

Comitê se reuniu por videoconferência para discutir liberação de comércio — Foto: Ezequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, liberou o funcionamento dos estabelecimentos comerciais que realizam atividades e serviços não essenciais. A medida engloba todo o comércio que estava fechado por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada em uma videoconferência com os integrantes do Comitê de Crise, 30 dias após ser decretado estado de emergência e calamidade pública.

+ Estado do Tocantins continua sendo o único que não registrou nenhuma morte por Covid-19

O decreto contendo a liberação foi publicado no Diário Oficial do Tocantins desta segunda-feira (13). Segundo o governo, permanecem vedadas a aglomeração, circulação dos transportes e as visitas a unidades prisionais.

Os estabelecimentos que foram liberados para funcionar terão que adotar controle de acesso para evitar aglomerações, estimular a lavagem das mãos, o uso de álcool em gel 70% e a observância da etiqueta respiratória.

“O Tocantins foi o primeiro estado do Norte do Brasil que institucionalizou as medidas de prevenção, monitoramento, controle e combate ao novo coronavírus, antes mesmo que aparecesse o primeiro caso. A população seguiu com respeito todas as recomendações propostas, mesmo diante de muitas dificuldades. Por isso, após analisar os dados da saúde, propomos a retomada das atividades de alguns setores, permanecendo com alguns cuidados básicos de segurança para que essa doença não aumente o número de infectados, principalmente no quesito do distanciamento social seletivo”, disse o governador.

Recomendações

O Comitê de Crise recomendou algumas medidas de prevenção e controle para a continuidade das atividades:

Sair da versão mobile