O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, concluiu nesta quarta-feira, 21, em Brasília, tratativas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para recuperar trechos rodoviários danificados no Estado. O acordo foi firmado após reunião com o diretor-executivo do órgão, Carlos Barros, e prevê a manutenção de 380 quilômetros de vias impactadas pela queda da ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226.
O encontro também contou com a presença do deputado federal Ricardo Ayres e do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres. Durante a reunião, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o DNIT e o governo estadual, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto).
As rodovias estaduais TO-010, TO-126, TO-134, TO-201, TO-210, TO-222, TO-404 e TO-415, além de vias urbanas, serão contempladas pelos serviços de manutenção e conservação. “O DNIT assume o compromisso de fazer toda a reparação, recuperação e restauração desses trechos danificados pelo excesso de trânsito”, afirmou o governador.
A ponte Juscelino Kubitschek, que ligava Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), caiu no fim de dezembro de 2024. Desde então, o tráfego foi desviado para rotas estaduais e municipais, provocando sobrecarga e acelerado desgaste na malha viária local.
Com o novo acordo, o DNIT passa a atuar diretamente na recuperação das rotas alternativas. Em paralelo, o governo estadual trabalha com o Ministério dos Transportes para viabilizar a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tocantins, cujo projeto já está em elaboração. A nova estrutura deve garantir uma ligação definitiva entre o Tocantins e o Maranhão.