Um importante pesquisador cristão diz que o descontentamento predominante entre os americanos em relação à direção da nação decorre diretamente do abandono de uma cosmovisão bíblica. O pesquisador George Barna diz isso em um novo relatório divulgado em 23 de abril que revela que poucos indivíduos possuem uma visão de mundo consistente com o Cristianismo. O relatório do Inventário de Cosmovisão Americana de 2024 descobriu que 96 por cento dos americanos e 94 por cento dos cristãos que se autodenominam não possuem uma cosmovisão bíblica. Barna é diretor de pesquisa do Centro de Pesquisa Cultural da Arizona Christian University.
Outras pesquisas, observou ele, descobriram que dois terços dos americanos dizem estar “insatisfeitos com a forma como as coisas estão acontecendo no país hoje”.
“No entanto, poucos deles fazem uma pausa nas suas agendas ocupadas por tempo suficiente para considerar que os problemas que vêem são o resultado de um número crescente de adultos americanos que tomam decisões com base na mudança de crenças e valores fundamentais ” , escreveu ele. ” Na verdade, os problemas sociais que preocupam a maioria dos americanos são provavelmente um sintoma da mudança sem precedentes nas preferências da cosmovisão, em que crenças bíblicas de longa data estão a ser descartadas em favor de uma vasta gama de pontos de vista alternativos.”
O facto de apenas 4% dos americanos terem uma cosmovisão bíblica, escreveu Barna, tem um impacto devastador na sociedade.
“Os adultos americanos estão cada vez mais a abraçar uma série de perspectivas antibíblicas – e esta profunda mudança nas crenças está a causar muitos dos padrões sociais e estilos de vida perturbadores responsáveis pela deterioração da nossa sociedade e conduzindo ao nível esmagador de insatisfação nacional.”
A pesquisa descobriu que os americanos têm uma série de crenças antibíblicas. Por exemplo:
-46 por cento acreditam que “as pessoas não são boas nem más quando nascem, mas tornam-se boas ou más através das escolhas de vida acumuladas”.
-35 por cento acreditam que “ao determinar o que é certo e o que é errado, é mais provável que você confie na sua razão e nas suas emoções”.
-31 por cento acreditam que “todos os animais, plantas, vento e água têm um espírito único, assim como os seres humanos”.
-26 por cento dizem que “pode existir um poder superior, mas ninguém sabe ao certo ”.
A esmagadora maioria dos americanos, 92 por cento, tem uma visão de mundo sincrética, o que significa que o seu sistema de crenças é uma malha inconsistente de diferentes filosofias e visões de mundo , afirma o relatório .
“O adulto americano típico não é um purista de cosmovisão, mas é essencialmente um plagiador de cosmovisão, combinando crenças e comportamentos emprestados de uma média de nove cosmovisões reconhecidas na sua mistura pessoal de cosmovisão ” , escreveu Barna. ” A maioria dos americanos não tem ideia de que estão envolvidos em roubos filosóficos ou que são cúmplices na elaboração de uma visão de mundo que é exclusivamente deles. Em vez disso, a maioria dos adultos simplesmente absorve filosofias e práticas que são boas, funcionam bem ou parecem populares, a fim de ajudá-los a fazer escolhas ao longo do dia. “
A pesquisa com 2.000 adultos foi realizada em janeiro.