Da Redação
No último domingo (16), a Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) celebrou 114 anos. A data longeva constitui um sólido fundamento à denominação batista brasileira e também à própria instituição paulista, a qual olha adiante no intuito de continuar a cumprir a missão e de se manter constante na visão de servir as igrejas no trabalho de viver e de anunciar o Evangelho.
A lembrança da fundação da CBESP foi citada na edição de novembro-dezembro da Revista Batistas SP, cuja capa trouxe reportagem sobre a importância do cuidado para pessoas na terceira idade falando de atendimentos especializados oferecidos por instituições de longa permanência (ILPI), como o Recanto dos Avós. Trabalho denominacional no estado de São Paulo realizado há mais de 50 anos.
CBESP é a convenção estadual batista mais antiga do Brasil.
Sobre a Convenção
Para promover o relacionamento e a obra cooperativa entre as igrejas do Estado de São Paulo, foi fundada em 16 de dezembro de 1904, na cidade de Jundiaí, a União Baptista Paulistana, representadas pelas igrejas: I. Batista de São Paulo, I. Batista de Santos, I. Batista de Jundiaí, I. Batista de Campinas, I. Batista de Limeira, I. Batista de Santa Bárbara e I. Batista de Piracicaba. Segundo A.R. Crabtree, essas igrejas contavam com 280 membros. O primeiro presidente foi o Pr. Dr. José Nigro, então pastor da Igreja Batista de São Paulo e da Igreja Batista de Jundiaí.
A União Baptista Paulistana, passou a se chamar Convenção Baptista Paulista e agora tem o nome de Convenção Batista do Estado de São Paulo.
Hoje, possui no Estado mais de 1.200 igrejas e 400 congregações, com aproximadamente 250.000 pessoas. Estamos presentes em todas as regiões do Estado. Dos 645 municípios paulistas, está em 473 deles.
A Convenção, no serviço às igrejas, também desenvolve e administra diversos projetos missionários entre eles: Presídios Masculinos e Femininos, Capelania Hospitalar, Evangelização de Universitários, Ministérios com as Etnias Rastafáris, Árabes e Hispanos; Igreja Sobre Rodas, Plantação de Igrejas e Parcerias com Igrejas em Crescimento.
O trabalho realizado pelos batistas no estado tem como objetivo se fazer presente e relevante na sociedade como um todo, e para tanto a Convenção atua em diversas áreas como: Educação secular com o Colégio Batista Brasileiro nas Unidades de Perdizes e de Bauru; Educação Teológica com Faculdades de Teologia de São Paulo, Campinas e Bauru; bem como na área social através do Lar Batista de Crianças que possui atualmente 10 unidades que funcionam como creches, orfanatos e casas lares. A CBESP possui também o Recanto dos Avós, instituição que recebe idosos que não têm o atendimento devido dos familiares e apoia os departamentos: União Feminina Missionária, União Masculina Missionária, Juventude Batista, Associação dos Músicos, Conselho de Administração e Missões, Ordem dos Pastores de Diáconos.
Com informações Portal Cbesp