O Partido Socialista Brasileiro do Tocantins (PSB-TO) notificou hoje, 4 de fevereiro, o radialista Marcos Antonio Pelagio Alves Poggio por propaganda eleitoral antecipada.
Poggio recentemente lançou-se pré-candidato a prefeito de Palmas com ampla divulgação na mídia. Ele apresenta diariamente o programa Opinião e Debate na também notificada Sociedade Vale do Araguaia de Comunicação LTDA (Rádio Jovem Palmas), onde usa do espaço para apresentar, em todas as matérias, críticas e opiniões negativas sobre Amastha, “gerando um estado emocional e passional, deixando mensagem subliminar de total rejeição do atual gestor e, com isso, criando um ambiente absolutamente propício à candidatura do apresentador”, segundo a notificação.
A denúncia pede que os citados cessem imediatamente “toda e qualquer matéria jornalísticas ou opiniões em que extrapolem os limites da crítica e que criem na população um estados emocionais e passionais, devendo atuar, pois, na observância da imparcialidade e impessoalidade”.
Em caso de não observância à notificação, serão ajuizadas ação de investigação eleitoral por utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social e representações por propaganda eleitoral antecipada negativa, ações cíveis e representação junto ao Ministério Público devido a eventuais infrações penais.
A decisão está em anexo.