Nesta quarta-feira (20), o presidente da China, Xi Jinping, foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília. A Esplanada dos Ministérios ganhou bandeiras vermelhas da China e verde-amarelas do Brasil em homenagem à visita oficial. A programação começou com a chegada do líder chinês ao Palácio da Alvorada, onde foi recebido por Lula e pela primeira-dama, Janja da Silva, em um tapete vermelho.
Xi Jinping chegou ao local em um carro oficial blindado e foi recebido com honras militares. Ele participou da revista das tropas do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, os Dragões da Independência, em uma cerimônia que também contou com um desfile do Exército Brasileiro.
Ainda no Alvorada, crianças brasileiras e chinesas residentes no Brasil participaram da recepção segurando bandeirinhas dos dois países. Durante o encontro, uma música popular chinesa foi apresentada por uma cantora.
Após a recepção, os dois presidentes iniciaram uma reunião ampliada com ministros das duas delegações. Entre os compromissos do dia, estão a assinatura de acordos bilaterais, uma coletiva de imprensa e um almoço entre as delegações. À noite, Xi Jinping será homenageado com um jantar no Palácio Itamaraty. Ele deve encerrar a visita ao Brasil na manhã desta quinta-feira (21).