O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quarta-feira (6) Donald Trump, recém-eleito presidente dos Estados Unidos. Lula desejou sucesso ao governo de Trump e enfatizou a importância do diálogo e da cooperação internacional pela paz.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, declarou Lula em suas redes sociais.
Na última semana, Lula havia expressado apoio à candidata democrata Kamala Harris em uma entrevista à emissora francesa TF1. No dia 1º de novembro, ele afirmou que Harris era a melhor opção para proteger a democracia americana.
Durante a entrevista, o presidente brasileiro sugeriu que a vitória de Trump representaria um retorno de ideias fascistas e nazistas. Ele fez referência ao ataque ao Capitólio, ocorrido em 6 de janeiro de 2021, e considerou Harris “mais segura” para a democracia dos EUA.
Segundo Lula, “temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos Estados Unidos, na Europa, na América Latina, vários países do mundo. É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara”.