Donald Trump está eleito o 47º presidente dos Estados Unidos, segundo projeção da agência de notícias Associated Press. Muitos estados tiveram uma apuração rápida durante a madrugada desta quarta-feira (6), fazendo com que o republicano declarasse vitória antes mesmo de atingir o número mínimo de 270 delegados.
O ex-presidente venceu em estados considerados decisivos, como a Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte.
Trump retorna à Casa Branca oito anos após a primeira eleição e será o segundo presidente na história do país a governar por dois mandatos não consecutivos.
Bolsonaro
Referindo-se a Donald Trump como “amigo”, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (6) que o candidato republicano conquistou uma “vitória épica” rumo à Casa Branca. “Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho”, continuou o brasileiro. A avaliação ocorre após o estadunidense se declarar eleito.
No comunicado publicado pelas redes sociais, Bolsonaro ainda disse que o provável resultado simboliza o “ressurgimento de um verdadeiro guerreiro”. Ele lembrou do processo eleitoral enfrentado por Trump em 2020 e se referiu ao caso como uma “injustificável perseguição judicial”.