A delegação tocantinense conquistou 27 medalhas, sendo cinco na Série Ouro dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), competição que ocorreu em Recife/PE, e terminou nessa quarta-feira, 2. Os estudantes-atletas que receberam incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conquistaram medalhas nas modalidades judô, wrestling, atletismo, atletismo adaptado, voleibol, karatê, taekwondo, badminton, basquete e vôlei de praia.
O presidente do Comitê Organizador Estadual (COE) dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), Leonardo Bernardes, destaca que a participação do Tocantins neste ano foi surpreendente e satisfatória. “O Governo do Tocantins, por meio da Seduc, está desempenhando um trabalho exemplar no fomento do esporte dentro das escolas e, é graças a esse investimento, que nossos estudantes-atletas têm alcançado melhores resultados nas competições nacionais e mostrado a evolução do desporto tocantinense”, ressaltou.
Na manhã do último dia de provas, as meninas do basquete encerraram a participação na competição com o inédito 4° lugar na Série Ouro, a melhor colocação entre os times tocantinenses este ano. A disputa pela medalha de bronze foi contra o Paraná, que ficou com o 3° lugar.
A estudante-atleta do basquete, Mariana Ribeiro, afirmou que, no primeiro dia de competição, não esperava essa colocação, mas que a equipe se esforçou muito e está contente com a evolução apresentada pelo time. “Ano passado, a gente ficou em penúltimo lugar e, neste ano, a gente já avançou muito. É incrível estar entre as quatro melhores do Brasil”, comentou.
“Chegar até aqui foi uma conquista muito grande. Treinamos bastante para isso e é uma sensação incrível”, acrescentou Anna Luiza Rodrigues, que também faz parte do time de basquete.
Ainda pela manhã, o futsal feminino encerrou a participação na competição com jogo contra o Mato Grosso. O time mato-grossense venceu de 7 a 4. Com isso, a equipe tocantinense finalizou os jogos na 6ª colocação da Série Ouro.
Durante a tarde, os estudantes-atletas Ítalo Ricardo Neres e Walter Halley Marques jogaram contra a dupla de Santa Catarina e terminaram a competição como a 6ª melhor dupla do vôlei de praia deste ano. “Foi uma evolução incrível. Ano passado, tive a experiência de vir e ver o nível do brasileiro. Treinei muito para conseguir estar aqui de novo. Vim e consegui a sexta colocação. Fico feliz pelo resultado, mesmo sabendo que poderia ir mais longe, mas gratidão em tudo”, revelou Walter, capitão da dupla.
Confira os boletins aqui.
JEBs 2024
A delegação tocantinense, formada por mais de 260 pessoas, entre estudantes e comissão técnica, foi para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) a partir dos resultados nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Em 2024, os Jets e os Parajets foram realizados de maio até setembro em todas as 13 Superintendências Regionais de Educação do estado. Cerca de 11 mil estudantes, de 12 a 17 anos, das escolas estaduais, municipais e privadas, disputaram as modalidades atletismo, badminton, vôlei de praia, tênis de mesa, natação, judô, wrestling, xadrez, basquete, futsal, handebol, voleibol.
Os JEBs é uma competição esportiva organizada anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Ministério do Esporte. O certame tem como objetivo promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável e valorizando a educação e a integração social entre os participantes.