Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional OPAJE “Formação em Comunicação, Jornalismo e Educação: práticas, saberes e novos olhares”, que será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro de 2016, no Auditório do Senac e no Campus da UFT em Palmas. A realização é da UFT – Universidade Federal do Tocantins por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) e do SINDJOR-TO – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins. O evento é gratuito e as inscrições podem ser efetuadas no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/opaje.
A palestra de abertura será com o vice-reitor da Universidade da Beira Interior (Portugal) e abordará o tema: Jornalismo no século XXI: Formação e profissão. O Seminário ainda apresentará quatro grandes debates: Big Data, Jornalismo e Formação; Ética e democracia na Comunicação/Jornalismo; políticas de formação, competências e profissionalização do comunicador/jornalista.
A intenção dos organizadores é atrair profissionais, estudantes e pesquisadores para discutir temas essenciais tanto para o exercício da profissão quanto dos estudos e pesquisa na vida acadêmica. Para isso foram convidados professores de outras instituições de ensino do Brasil e de Portugal que participam do evento de forma voluntária.
Além das mesas redondas, constam da programação Grupos de Trabalhos onde serão apresentadas experiências e formação em comunicação e jornalismo no Tocantins, distribuídos em cinco grupos: Comunicação, tecnologia e Formação; Jornalismo e Ação Profissional; Espaços de ação do profissional da Comunicação, Jornalismo e Educação; Temas interdisciplinares e transdisciplinares em Comunicação, Jornalismo e Educação; e Pesquisa e Extensão em Comunicação, Jornalismo e Educação.
Contam ainda na programação momentos culturais, de resgate da história da comunicação e do jornalismo na composição do Estado do Tocantins, e ainda o Prêmio OPAJE 2016 – História do Jornalismo: construindo comunicação e jornalismo no Estado do Tocantins, onde serão homenageados aqueles profissionais que colaboram para o jornalismo no Estado através da visão empreendedora e visionária de abraçar o exercício diário do fazer jornalismo, onde entre os homenageados está o saudoso Salomão Wenceslau.
São parceiros no evento a FIETO – Federação da Indústria do Tocantins, ENERGISA, SENAC, PPGCOM – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da UFT, Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha. CONAC – Laboratório de Pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento, Instituto de Pesquisa e Extensão Comunicação, Linguagens e Sociedade (IPEX-COLIS-UFT), Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social (GEDGS-UNESP). (Com informações da Assessoria do OPAJE)