Obreiro, cuide de si mesmo antes que querer cuidar dos outros! O alerta necessário aos ministros foi dado pelo pastor Ciro Sanches Zibordi, que chamou atenção para a importância dos líderes cristãos cuidarem da própria saúde.
Citando o livro de 1Timóteo 4:16, Zibordi explicou que é necessário que os obreiros se preocupem em cuidar de si próprios antes de cuidar dos outros.
O pastor também alertou sobre os perigos do sedentarismo, que pode levar a problemas de saúde física e emocional. Ele citou a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, um transtorno emocional que causa sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.
“Infelizmente, muitos obreiros não estão cuidando da própria saúde, o que pode levar a problemas graves”, disse o pastor.
Zibordi lamentou que têm obreiros que não tiram férias, não procuram descansar com a família, arejar a mente e revigorar a saúde física e mental. Para o pastor, devemos lembrar que nosso corpo é o templo do Espírito Santo e precisamos cuidar dele para poder continuar fazendo a obra de Deus.
Zibordi ainda destacou que a Síndrome de Burnout tem acometido muitos ministros e líderes religiosos, levando até mesmo a alguns casos de suicídio. É importante que os líderes religiosos tenham consciência desses perigos e cuidem da própria saúde para evitar problemas futuros, ensinou o pastor.
Assista:
Ver essa foto no Instagram