O mundo está diferente: sobreviveu a duas pandemias (Gripe Espanhola e Covid-19), duas grandes guerras mundiais, vários conflitos étnicos, religiosos e geopolíticos. Viu emergir a tecnologia e novas formas de comunicação, influenciando ainda mais a mobilização de pessoas comuns nas decisões de governos e das corporações. Mas o ideal adventista de proteger, defender e promover a liberdade religiosa permanece até hoje.
Entender este ideal em uma nova configuração de mundo, refletindo sobre a transversalidade deste direito com as ideias de Estado, Sociedade, Trabalho, Educação e até mesmo da Igreja Adventista do Sétimo, hoje com mais de 20 milhões de membros em cerca de 200 países, inspirou a iniciativa do Congresso Nacional de Liberdade Religiosa, intitulado Freedom 25, um evento híbrido que acontecerá dos dias 9 a 11 de novembro de 2022, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em Engenheiro Coelho.
Leia também: Bispos da Universal alertam para risco da liberdade religiosa no Brasil: “Espírito do anticristo”
Com apoio da sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o evento foi preparado para estudantes universitários, pastores, líderes voluntários na área da Liberdade Religiosa, advogados e demais profissionais do Direito, em geral, e para todos os interessados nos temas relacionados à Liberdade Religiosa. Contará com a participação do líder mundial de Universitários da denominação, Pako Edson; e o diretor mundial de Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa da IASD, Ganoune Diop.
Agenda 25
Durante o congresso, ocorrerão cinco plenárias gerais e mais quatro momentos de painéis, cada um com cinco salas simultâneas. Todos os painéis e plenárias serão gravados e disponibilizados no site do evento, para quem desejar assistir quando quiser. As plenárias, no entanto, poderão ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube.
As plenárias e os temas abordarão a proposta da Agenda 25, um guia com 100 ideias práticas, inspiradas em documentos e votos da IASD no Brasil e no mundo, repercutindo 25 temas específicos organizados em cinco grandes áreas: IASD (Missão da Igreja, Tempo do Fim, Igreja Local, Adventismo, Ellen White e Sábado); Sociedade (Desafio Étnico-Racial; Questões de Gênero; Direitos Humanos; Ação Humanitária; Bioética; Meio Ambiente; Mídia e Cultura do Ódio); Estado (Relações Institucionais; Política e Laicidade); Trabalho (Empreendedorismo; Contexto do Trabalho e Serviço Militar); e Educação (Vida Universitária; Escolas; Novas Gerações e Família).
A inscrição para participar pode ser feita gratuitamente pelo site do evento, clicando aqui. Posteriormente, será possível acompanhar reflexões sobre a agenda e sua aplicação até 2025.
Com informações Adventistas