A Globo já procurou jeito de descredenciar o padra Kelmon, por não gostar de seu posicionamento político, mas agora partiu para o extremo.
Defensora da “ciência” quando lhe convém, a rede plimplim partiu para outra tática para tentar frear o avanço de Bolsonaro, que pode levar no primeiro turno.
Nesta sexta-feira, 30, a emissora publicou em seu site uma matéria intitulada “Bolsonaro é de áries, Lula, de escorpião: o que diz o mapa astral dos principais candidatos à Presidência”.
Leia também:
Bolsonaro confirma ida ao debate da Rede Globo nesta quinta: “Sala do capeta”
Presidente diz que não tem mais dinheiro federal para a TV Globo; assista
Segundo o folhetim, o propósito era explicar “como a disposição de astros e planetas no dia de nascimento dos principais candidatos à Presidência revela sobre a personalidade e a trajetória política de cada um”.
Ciro e Tebet não interessam, veja logo o que a Globo realmente queria: falar mal de Bolsonaro.
Confira a análise do presidente com a do ex-presidiário e veja a “imparcialidade” dos astros.
Bolsonaro, o “perigoso”
Não foi raro, nos últimos 4 anos, assistir a uma cena de Jair Bolsonaro (PL) aos berros ou se envolvendo em alguma confusão. Foi assim recentemente, quando partiu para cima de um youtuber que o chamou de “tchutchuca do Centrão”. Ou quando disse que iria “encher a boca de porrada” de um repórter que perguntou sobre os cheques de Fabrício Queiroz à primeira-dama, Michelle. O comportamento explosivo do presidente, que sua campanha tenta, sem sucesso, oprimir para emplacar o “Bolsolove”, encontra explicação nas estrelas.
Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1955, no Glicério (SP). Não se sabe o horário, mas é possível afirmar que, neste dia, o sol deixou o signo de peixes e ingressou em áries, o que pode indicar comportamentos extremos, explica a astróloga Vanessa Grandi.
No caso de peixes, a ligação com a espiritualidade pode ser mais contraditória, afirma ela. É por isso que, apesar de católico fervoroso, Bolsonaro defende as armas e já falou até em “metralhar” petistas.
Em áries, o grande desafio é manter o equilíbrio e a diplomacia. Diplomacia esta que deixou a desejar quando, em sua conta no Twitter, perguntou o que era “golden shower”. Ou quando entoou um coro de “imbrochável” no 7 de setembro. Sem esquecer das quebras de protocolo mundo afora — neste mês, foi fotografado encostando a mão no ombro do rei Charles lll. A etiqueta manda não tocar na realeza.
Áries é regido por Marte, o deus da guerra. E representa o poder militar, a vontade de liderar e a ambição — características inerentes ao presidente.
No mapa de Bolsonaro, o planeta Mercúrio, relacionado à comunicação e capacidade de organizar o raciocínio, está enfraquecido no signo de peixes:
— Isso pode gerar dificuldade na hora de se expressar. Mas também pode despertar afeição e simpatia em algumas pessoas, principalmente quando ele reconhece que “se perde nas palavras” — afirma a astróloga.
O discurso com mais elementos religiosos ou conspiratórios do que científicos também está atrelado ao seu mapa astral:
— Peixes é regido por Netuno, um planeta que fala sobre enganos, confusões e onde se deposita altas expectativas (sentimentos que ele pode despertar nas pessoas).
O posicionamento do asteroide Quíron, que representa a ferida que precisamos curar, revela um senso de inadequação na maneira de expressar sua personalidade, especialmente dentro de grupos, completa. Essa falta de pertencimento resulta em rompimentos e dificuldade de construir parcerias e conquistar aliados, o que foi amplamente visto em seu governo.
— Bolsonaro tem Júpiter, o deus dos deuses, posicionado no signo de câncer, relativo ao lar e às origens. Inclusive, ele cita em seu discurso o lema do Integralismo “Deus, pátria e família”. O atual presidente não mede esforços para proteger sua família e o que entende como nação.
Ela diz também que o mapa traz uma conjunção entre Júpiter e Urano, que pode gerar entusiasmo pelo estrangeiro e imprevistos envolvendo propriedades. É o que explica a admiração por Donald Trump e os imóveis comprados com dinheiro vivo.
Lula, o “democrático”
Trazer Geraldo Alckmin (PSB) para a vice foi uma estratégia de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que surpreendeu a todos. Afinal, o ex-tucano é um adversário histórico do ex-presidente e já o atacou das mais variadas formas: comparou Lula a um “ladrão de carros” e disse que em seu governo havia uma “sofisticada organização criminosa”.
Mas quem olha para o mapa astral do candidato petista, que comandou o país por oito anos, enxerga no gesto um traço marcante de sua personalidade: o agir diplomático, reflexo dos quatro astros posicionados no signo da balança, incluindo Quíron (a ferida a ser curada), afirma a astróloga Vanessa Grandi.
Alckmin não foi a única expressão da diplomacia do petista. Em episódio recente, ele reuniu sete ex-candidatos à Presidência, entre eles, o economista Henrique Meirelles (União Brasil), presidente do Banco Central durante os dois mandatos do petista.
Lula nasceu em 27 de outubro de 1945 em Vargem Comprida, na época um distrito do município de Garanhuns (PE). Como foi registrado anos mais tarde, a data de nascimento que consta na certidão de nascimento do petista é 6 de outubro. E não se sabe com precisão em qual horário ele veio ao mundo.
No mapa astral de Lula, Sol e Mercúrio estão posicionados no signo de escorpião, indicando uma personalidade obstinada e um intelecto intuitivo, diz a astróloga Vanessa Grandi.
Não à toa, o petista sempre gosta de lembrar em seus discursos o fato de ser um torneiro mecânico, nascido no Semiárido pernambucano, e que conquistou a Presidência da República. Ou dizer que, apesar de não ter o ensino superior, é doutor honoris causa por dezenas de universidades, incluindo de fora do país, como a Universidade de Coimbra, em Portugal, e a Universidade de Salamanca, na Espanha.
— Outro posicionamento interessante de observar no mapa do ex-presidente é Urano, planeta que simboliza aquilo que é imprevisível, as viradas que a vida dá. No signo de gêmeos, essas mudanças podem estar relacionadas à forma como a pessoa dialoga, troca, se comunica. Urano de Lula faz aspectos harmônicos com muitos planetas, entre eles Netuno, o que pode indicar o sonho de construir uma sociedade através da interação com o outro, do diálogo e da tecnologia — diz a astróloga.